top of page
LOGO-ENMETSC.png
ACMET - Associação Catarinense de Meteorologia
SOBRE O EVENTO

Nos últimos anos o Estado de Santa Catarina tem recebido recursos de infraestrutura para o monitoramento e previsão de fenômenos hidrometeorológicos, principalmente ligados a ocorrência de eventos extremos. Nesse sentido, uma vez que o Estado é frequentemente atingido por tempestades severas, algumas vezes associadas com tornados, e sempre acompanhadas de chuva intensa, granizo e ventos fortes,  a comunidade científica tem realizado estudos voltados para a caracterização e previsibilidade destes fenômenos.

 

No entanto, acreditamos que é necessário avançar a discussão em alguns setores estratégicos diretamente ligados a área de meteorologia, que carecem do refinamento da informação para o desenvolvimento de seu ramo de atividade. É importante que essa discussão dos desafios seja conjunta com os setores envolvidos, pois as soluções que minimizem os impactos causados por estas tempestades passam por uma abordagem interdisciplinar que envolve várias áreas do conhecimento e setores da sociedade.

Diante deste contexto, a ACMET - Associação Catarinense de Meteorologia, entidade representativa dos profissionais de meteorologia, apresenta o II ENMET SC 2019 - Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina que será realizado em paralelo com o VIII ESBMET Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia, no período de 14 a 16 de Outubro de 2019, na cidade de Florianópolis - SC.

A expectativa nesta segunda edição do ENMET SC, juntamente com o VIII ESBMET,  será reunir um público de 300 profissionais qualificados, estudantes da área e correlatos para viabilizar discussões relativas em quatro eixos temáticos.

 

  • Tema 1: Previsão de Curto e Curtíssimo Prazo
    Nowcasting
     

  • Tema 2: Variabilidade Climática
    Clima e Oceano
     

  • Tema 3: Energia
    Eólica, Fotovoltaica, Geotérmica, Hidráulica, outras
     

  • Tema 4: Produtividade
    Agrícola, Pesqueira, Agropecuária

 

 

O II ENMET SC 2019  e o VIII ESBMET contam com o apoio de entidades federais e estaduais da área de ensino institucionais e privadas ligadas diretamente ao tema âncora dos eventos.
 

É oportuno que estes eventos resultem no aprimoramento dos profissionais técnicos e meteorologistas e estudantes, além do desenvolvimento da pesquisa e da inovação na área, atendendo a um tema de grande relevância na atualidade.

FORMATO DO EVENTO

No II ENMET e o VIII ESBMET propomos uma organização diferente de eventos anteriores. Os debates serão realizados em forma de Workshops para cada um dos eixos temáticos propostos. Nestas discussão, reuniremos cientistas, profissionais e empresas para propor métodos e formas de comunicação que venham a minimizar os prejuízos causados por eventos meteorológicos em cada setor específicos. As principais recomendações serão encaminhadas aos órgãos competentes para os devidos encaminhamentos.


Estão previstas palestras e mesas-redondas objetivando o intercâmbio de informações entre especialistas com interesse nas quatro áreas temáticas citadas anteriormente. A programação proposta inclui ainda uma exposição de trabalhos técnicos e científicos no formato de painéis os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora. Haverá ainda espaço para exposição de equipamentos e serviços relacionados com Meteorologia suas aplicações.

COMITÊ ORGANIZADOR

COMITÊ CIENTÍFICO (Chairs)

Tema 1

Previsão de Curto e Curtíssimo Prazo

Nowcasting

Tema 2

Energia

Eólica, Fotovoltaica, Geotérmica, Hidráulica, outras

Tema 2

Variabilidade Climática

Clima e Oceano

Tema 4

Produtividade

Agrícola, Pesqueira, Agropecuária

PAINEL-LOGOS-ENMETSC2019-2.png
bottom of page