top of page

I Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina terá presença da Defesa Civil SC


I Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina terá presença da Defesa Civil SC

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, participará do I Encontro de Meteorologia realizado em SC. O evento é realizado pela Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET) e ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto. O encontro será em Florianópolis, no auditório da Celesc, Avenida Itamarati, 160 - Itacorubi. As inscrições variam de R$ 40,00 a R$ 193,00.


A grade de programação conta com palestras de profissionais de diversas instituições, entre elas a Defesa Civil SC. O secretário de Estado, Rodrigo Moratelli, fará uma palestra sobre a estruturação da secretaria. Entre os assuntos que ele irá abordar, destacam-se o sistema de radares meteorológicos que estão sendo implantados em Santa Catarina.


"Temos o Radar meteorológico do Vale, em Lontras; agora dia 25 vamos inaugurar outro que é responsável pela cobertura do Oeste, em Chapecó; e adquirimos um radar móvel para a região do Extremo Sul de Santa Catarina", comenta Moratelli.


 

Radar do Vale (Lontras)

 

Radar do Oeste (Chapecó)

 

Radar Móvel (Sul - Araranguá)

 

Com esses três aparelhos meteorológicos, Santa Catarina terá 100% de cobertura. Essa luta pela melhoria do sistema começou desde a criação da secretaria de Estado da Defesa Civil, em 2011. Para isso, foi contado com o auxílio dos estudos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).


"Entre os diversos assuntos de mitigação e prevenção, os estudos apontaram a necessidade de radares meteorológicos em SC por causa das instabilidades que atingem nosso Estado. Além disso, trabalhamos para melhorar também a emissão de alertas. Atualmente notificamos via site, redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e estamos testando o serviço via mensagem de texto (SMS). Também equipamos nossas regionais com Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres para atender rapidamente os municípios afetados por esses eventos meteorológicos", explica Moratelli.

Programação do encontro de Meteorologia

Para o atendimento dos estudantes e de profissionais interessados, estão sendo programados dois minicursos com conteúdos cujos temas incluem: (1) a fundamentação teórica e (2) a operacionalização das previsões de curto prazo.

Estão previstas palestras e mesas-redondas objetivando o intercâmbio de informações entre especialistas com interesse na definição dos caminhos para viabilizar tanto cientifica como politicamente as previsões de curto prazo no Estado de Santa Catarina.

A programação proposta inclui ainda uma exposição de trabalhos técnicos e científicos no formato oral os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora. Ao final do evento, os melhores trabalhos serão premiados nas categorias júnior e sênior.

Haverá ainda espaço para exposição de equipamentos e serviços relacionados com Meteorologia suas aplicações.


Fonte: Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina

bottom of page