top of page

Frio mais intenso de 2017 – por enquanto – sobre o Brasil chega a -9,3°C em Itatiaia, RJ


A temperatura despencou na madrugada desta quarta-feira (26) na região do Parque Nacional do Itatiaia, entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A estação meteorológica automática particular mantida pelo fórum Brasil Abaixo de Zero (BAZ) nas proximidades da nascente do rio Campo Belo, com 2438 metros de altitude em relação ao nível do mar, cravou a marca de -9,3°C. Esse é o menor valor de temperatura mínima registrada em 2017 em todo o Brasil e até o momento. Em agosto de 2013, a estação registrou temperatura mínima de -13,3°C.

Outra estação do BAZ, localizada a 2.470 metros de altitude registrou temperatura também muito negativa, -8,7°C às 3h09min (Brasília), sendo a menor do ano para a estação. A umidade relativa do ar variou bastante entre 19% e 94%.

O BAZ é pioneiro na instalação de estações meteorológicas em regiões de baixada ou de grande relevo nas cidades brasileiras e com isso contribui para enriquecer o conhecimento dos microclimas em diferentes biomas, ao mesmo tempo que difunde a informação para os meios de comunicação. Graças às estações automáticas particulares, os microclimas são comprovados e utilizados, desde fins para a agricultura até para estudos mais profundos em universidades.


Cidades gaúchas, como Santa Rosa e Soledade, possuem estações meteorológicas automáticas mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ou seja, instrumentos oficiais. Mas estações automáticas particulares instaladas em diferentes regiões, principalmente de relevo, como chapadões ou fundo de vales, mostram valores gritantes com diferenças de mais de 10°C para a temperatura mínima no mesmo dia.

O Inmet está instalando uma estação meteorológica automática no Parque Nacional do Itatiaia, graças ao trabalho ímpar desempenhado pelo BAZ, o que garantirá a divulgação de dados oficiais e que serão incluídos dentro da rede de estações utilizadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que cobre todos os países, com mais de 100 mil pontos de observação no planeta.

O órgão já teve uma estação meteorológica convencional no local no início do século XX, mas que foi desativada.

Sendo assim, conforme já comprovado pelo BAZ, a região do Parque Nacional do Itatiaia, devido ao seu relevo, mostrará que valores bem mais profundos de temperatura abaixo de zero ocorrem além as serras catarinense e gaúcha, onde a mídia dá o maior destaque fomentando o turismo, principalmente.

É mérito do BAZ, inclusive, a estação meteorológica automática particular instalada no ponto mais alto do Brasil, com 2.584 metros de altitude, na região do Morro Massena, no coração do Parque Nacional do Itatiaia.

Confira as menores temperaturas mínimas extraoficiais (estações particulares) e oficiais (estações públicas) registradas em 2017 sobre o Brasil:

-9,3°C em Itatiaia (Campo Belo), RJ (automática – particular) -8,8°C em Bom Jardim da Serra, SC (automática – Epagri/Ciram) -8,7°C em Itatiaia (Furnas), SC (automática – particular) -7,8°C em São Joaquim (Pericó), SC (automática – particular) -7,8°C em São José dos Ausentes, RS (automática – particular) -7,6°C em São Joaquim, SC (automática – particular) -7,5°C em Urupema, SC (automática – Epagri/Ciram) -7,4°C em Bom Jardim da Serra, SC (automática – Inmet) -7,2°C em Soledade, RS (automática – particular) -7,1°C em Urubici, SC (automática – particular) -7,0°C em Água Doce, SC (automática – particular)

Frio intenso no Brasil sempre existiu, e agora, apenas mudará o foco, de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema e Urubici, já carimbadas, da serra catarinense, para Alagoa, Bocaina de Minas e Itamonte, no lado mineiro e Itatiaia e Resende, no lado fluminense. Ambas, orquestram o misterioso universo do Parque Nacional do Itatiaia, cujo seu clima, com satisfação, começa a ser melhor estudado.

De modo extraoficial, a menor temperatura mínima já aferida em todo o Brasil pertence ao Parque Nacional de São Joaquim, onde está localizado o Morro da Igreja, entre os municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici, em Santa Catarina. Foi em 29 de junho de 1996, quando o termômetro de uma estação meteorológica indicou apenas -17,8°C.

Oficialmente, ou seja, estação mantida por órgão de meteorologia, a menor temperatura mínima já registrada em todo o território brasileiro foi em Caçador, também em Santa Catarina, em 11 de junho de 1952, com -14°C.

(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Arquivo/César Caffé/BAZ)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

bottom of page