Comunicação Meteorológica Eficiente

16 nov a 11 de dez 2020

Curso Online

ACMET - Associação Catarinense de Meteorologia

Associação Catarinense de Meteorologia

Por que se inscrever no curso ?

A Meteorologia já faz parte do principal conjunto de temas relevantes para o público e ocupa espaços nobres nos meios de comunicação. Na Europa e na América do Norte, os informes meteorológicos têm 1/3 do tempo dos telejornais e programas de rádio. A maioria dos meios de comunicação possui departamentos de Meteorologia, ou recebe consultoria especializada na área. Na América do Sul a divulgação de informes meteorológicos na mídia ainda está em desenvolvimento e em fase de profissionalização.

O curso de “Comunicação Meteorológica Eficiente” é uma oportunidade para aprender a utilizar espaços de grande valor econômico e social na mídia, com o objetivo de gerar informações meteorológicas de qualidade para a população e, portanto, agregar valor aos profissionais, Instituições e Empresas de Meteorologia.  Desenvolver habilidades de comunicação escrita e audiovisual permitirá aos profissionais de meteorologia atuarem com sinergia, realizando uma comunicação dinâmica, precisa e eficiente; compreendendo, assim, o ciclo da informação meteorológica.

Nesse sentido, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) tem incentivado e chancelado a realização de cursos como este que a ACMET convida a todos os profissionais da área de meteorologia e afins a fazer este curso.

Histórico do Curso

Há 10 anos, o Curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  Brasil, de forma pioneira criou a disciplina de Meteorologia e Mídia. Esta disciplina tem como objetivo a atender as práticas de Disseminação e Apresentação das informações meteorológicas propostas pelo Guia para Serviços Públicos de Meteorologia da Organização Meteorológica Mundial (Guide to Public Weather Services Practices, Second Edition World Meteorological Organization – Nº834).

Esta disciplina formou dezenas de profissionais de pesquisa, previsão de Tempo e Clima,  aptos a se comunicarem de maneira precisa e eficiente tanto com público geral quanto no ambiente profissional e acadêmico.

A experiência bem sucedida da UFSM estimulou a estender este curso do ambiente acadêmico para os espaços profissionais através do lançamento do “Curso de Comunicação Meteorológica Eficiente” para a comunidade meteorológica.

Para quem será oferecido ?

  • Profissionais da área de Meteorologia e Hidrologia dos países da América Latina e de língua portuguesa da África.
     

  • Profissionais de comunicação interessados em  temas de meteorologia, Tempo e Clima

Qual o objetivo do curso?

Capacitar profissionais de Meteorologia e áreas afins para desenvolver uma comunicação precisa e eficiente com o objetivo de agregar valor a sua atividade profissional.

Quando e como será ofertado?

O curso será realizado entre os dias 16 de novembro e 11 de dezembro de 2020, totalmente na modalidade não presencial. Durante as 4 semanas haverá encontros síncronos nas segundas e quintas, no horário de 18h e 20h (horário local de Brasília).

Os textos de apoio e a bibliografia serão apresentados em seu formato original, sendo assim poderão estar em língua inglesa, espanhol ou português.

Ministrante, Número de Vagas, Carga Horária e o Conteúdo Programático

Ministrante

Prof. Dr. Vagner Anabor - UFSM

Módulos do Curso

Módulo 1: História da Comunicação Meteorológica

Módulo 2: Acessibilidade da informação Meteorológica

Módulo 3: Fundamentos de Comunicação para Meteorologia

Módulo 4: Práticas de Meteorologia e Mídia

Atividades síncronas

Aulas online, lives com profissionais da meteorologia e comunicação

Atividades assíncronas

Leituras técnicas, Atividades de práticas de produção textual e audio-visual

Carga Horária

40 horas

Atividades síncronas

20 horas

Atividades assíncronas

20 horas

Formas de Pagamento

PayPal

Pagamentos por meio de Cartões de Crédito
(Nacional ou Internacional)

Empenho

Entre em contato com 
suporte@criatividadecoletiva.com
para qualificar sua inscrição como
pagamento por empenho.

Depósito Bancário

Associação Catarinense de Meteorologia

CNPJ 27.638.705/0001-95

Banco do Brasil Código 001

Conta Corrente: 256256-1

Agência: 3420-7

(Enviar o comprovante para o suporte efetuar a baixa no pagamento - suporte@criatividadecoletiva.com)

maketing digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos