I ENMET SC 2017 - I Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina

O EVENTO

O Estado de Santa Catarina é uma das regiões do Brasil que mais necessita de desenvolvimento de estudos científicos voltados para a caracterização de fenômenos hidrometeorológicos ligados a eventos extremos, pois é freqüentemente atingido por tempestades severas, algumas vezes associadas com tornados, e sempre acompanhadas de chuva intensa, granizo e ventos fortes. Eventos desta natureza, como o Furacão Catarina ocorrido em 2004 e o tornado de força 3 ocorrido em Xanxerê no ano de 2015, impactam durante longos períodos os arranjos produtivos locais e a sociedade como um todo e, por isso, podem ser classificados como desastres socioambientais. As soluções que minimizam os impactos causados por estas tempestades passam por uma abordagem interdisciplinar que envolve várias áreas do conhecimento e setores da sociedade.

Em função disso, a Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET) está propondo a realização do I ENMET SC 2017 - I Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina durante os dias 30 a 31 de agosto de 2017, na cidade de Florianópolis - SC, no auditório da CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina.

O evento contará com parceiros estratégicos na implementação de previsões meteorológicas de curto prazo de qualidade para o Estado de Santa Catarina,  sendo eles a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC),  a Empresa de Pesquisa Agropecuária  e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina  (EPAGRI/CIRAM) e a Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina (DC-SC). Participam também outras empresas e entidades de classe, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e a Centrais Elétricas S.A. (ELETROSUL) como usuárias da previsão de curto prazo, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina 
(CREA-SC), como conselho de classe da meteorologia.

Para o atendimento dos estudantes e de profissionais interessados, estão sendo programados dois minicursos com conteúdos cujos temas incluem: (1) a fundamentação teórica e (2) a operacionalização das previsões de curto prazo.

Estão previstas palestras e mesas-redondas objetivando o intercâmbio de informações entre especialistas com interesse na definição dos caminhos para viabilizar tanto cientifica como politicamente as previsões de curto prazo no Estado de Santa Catarina.

A programação proposta inclui ainda uma exposição de trabalhos técnicos e científicos no formato oral os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora. Ao final do evento, os melhores trabalhos serão premiados nas categorias júnior e sênior.

Alfredo Silveira da Silva
CREA-RJ
Bruno D’Aiuto da Cunha
SIMTECH
Ernani de Lima Nascimento
UFSM
Gustavo Becker Ventura
Diretor Técnico da dualBASE
Isabelle Nami Regis
CREA-SC
Julio Cesar da Silva
Sigma Sensors
Josefa Morgana Viturino de Almeida
INMET
Maj. Luciano Rodrigues Uemura
CINDACTA II
Luiz Augusto Toledo Machado
INPE
Maria Assunção Faus da Silva Dias
IAG/USP
Maria Gertrudes A. Justi da Silva
UENF
Mario Francisco Leal de Quadro
IFSC
Osvaldo Luiz Leal de Moraes
CEMADEN
Paulo Lima
Agrosystem
Rachel Ifanger Albrecht
IAG/USP
Ricardo Hallak
CREA-SP
Rogério Bonini Ruiz
ELETROSUL
Vagner Anabor
UFSM
Mostrar Mais

SUPORTE AO INSCRITO

Preencha o formulário abaixo para solicitar um auxilio ou esclarecer dúvidas  em algum procedimento da inscrição e submissão de trabalhos.

PROMOÇÃO

CO-PROMOÇÃO

NRRJ - SBMET - Núcleo Regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Meteorologia

ORGANIZAÇÃO

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

PATROCÍNIO GOLD

Agrosystem  - Tecnologia ao seu Alcance
Sigma Sensors
Simtech
dualBASE Tecnologia
Campbell Scientific
VAISALA
HOBECO
CELESC Distribuição S.A.
CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

APOIO INSTITUCIONAL

Governo do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SC
EPAGRI/CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
Instituto Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
Eletrosul - Centrais Elétricas S.A.
Cemaden Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais