top of page

Bloqueio cede e chuva volta a cair em parte do Sul, segundo Cptec/Inpe

O bloqueio atmosférico que vem mantendo os dias ensolarados e com amplitude térmica em grande parte do Brasil cede nas próximas 24 horas, pelo menos na Região Sul.


A previsão feita por meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) indica a possibilidade de precipitação já nesta quarta-feira (02) sobre a maior parte do Rio Grande do Sul devido à formação de uma nova onda frontal.


“Entre o final da noite de hoje e a madrugada da quarta-feira (02/08), haverá a formação de uma onda frontal entre o Uruguai e o RS. Com a formação deste sistema a quarta-feira (02/08) deverá iniciar com chuva em grande parte do centro-sul do RS, inclusive com possibilidade de acumulados significativos de forma isolada. Ao longo do dia a frente fria deverá avançar entre o RS e SC, provocando pancadas de chuva, que localmente podem ser de forte intensidade, entre o centro-norte do RS, SC e sul do PR. Ainda na quarta-feira (02/08) a temperatura máxima já deverá sofrer uma queda sobre grande parte do RS. “


O sistema, mesmo enfraquecido, avançará para norte, onde também há condição para chuva em cidades do Paraná e de Santa Catarina, o que deve amenizar a secura do ar e do solo dos últimos dias, principalmente após a geada, que ressecou, e muito, a vegetação.


O órgão ainda ressalta que a formação de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico acarretará em ventos fortes na área costeira do Sudeste e Sul nos próximos dias, além de acumulado expressivo de precipitação, de forma pontual.


“Com relação a precipitação, a tendência é que a intensificação da baixa pressão sobre o Atlântico, próximo a costa da Região Sul, provoque chuva com condições para acumulados expressivos entre o nordeste do RS, leste de SC e do PR. Além a chuva, presença do ciclone extratropical próxima a costa, provocará intensificação dos ventos na região costeira entre o Sul e Sudeste, e principalmente a partir a da tarde da quinta-feira (03/08) devem ocorrer rajadas de vento com intensidade moderada a forte ao longo do litoral desta Regiões.”


Confira abaixo, a precipitação acumulada para o período de 24 horas, de acordo com o modelo norte-americano GFS.

(Crédito das imagens: Arquivo/Infoclimet/França – Reprodução/NCEP/NOAA)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

bottom of page