top of page

Cavado, ciclone, JBN e frente fria fortalecem temporais no Sul do Brasil, segundo Cpte/Inpe


O tempo deve mudar nas próximas 24 horas em parte da Região Sul do Brasil, além de áreas da Argentina, Paraguai e Uruguai, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).


Vários sistemas sinóticos deverão atuar na região, iniciando pelo escoamento do Jato de Baixos Níveis (JBN), máximo de ar quente que parte da Amazônia e migra para o centro-sul do continente.


Entre a média (5.800 metros) e alta (12 mil metros) camada da troposfera, perturbações como difluência dos ventos em altitude e deslocamento de um cavado – área alongada de baixa pressão – na média camada, auxiliarão na manutenção da instabilidade, que também será gerada pelo deslocamento de uma frente fria.


O órgão prevê condição para temporal, inclusive com granizo, raios e rajadas de vento, para esta terça-feira (08) em parte do estado gaúcho e com deslocamento da instabilidade para Santa Catarina e a metade sul do Paraná.


O anticiclone, bastante intenso sobre o Oceano Atlântico, trará ar muito gelado para a faixa leste gaúcha e por isso, o Cptec/Inpe também ressalta a ampla sensação de frio, cuja temperatura deve chegar a -18°C sobre 5.800 metros no sul do estado.


“O que deverá ocorrer serão pancadas de chuva forte no RS, em SC e no sul e sudoeste do PR, devido a forte instabilidade do ar, pois a frente fria que estará associada a esse ciclone avançará para o sul do PR e leste de SC até o final do dia, e a atividade convectiva deverá se estabelecer com o avanço da frente fria para estas áreas, pois além da difluência no escoamento em 250 hPa e do cavado em 500 hPa haverá forte advecção de ar quente em baixos níveis, devido à presença do Jato de Baixos Níveis (JBN). O ar frio que acompanha o cavado frontal em 500 hPa estará com temperatura de -15°C na metade sul do RS a partir da tarde e de -18°C no sul do RS no período da noite. Isto deverá causar bastante frio desde o RS ao leste da Argentina no período da noite. A isoterma de -9°C estará atingindo o sul de SP e o norte do PR no período da noite. Na quarta-feira (09/08) a frente fria se deslocará de forma oceânica e chegará à noite no litoral norte de SP, porém trará variação de nebulosidade, sem causar chuva.”


Confira abaixo, a projeção de precipitação acumulada para 24 horas, feita pelo modelo brasileiro ETA.

(Crédito das imagens: Arquivo/Michel Korn – Reprodução/Cptec/Inpe)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

bottom of page